terça-feira, 16 de abril de 2013

EUA transferem radar antimíssil ao Pacífico para monitorar Coreia do Nort


EUA transferem radar antimíssil ao Pacífico para monitorar Coreia do Norte

Plataforma que ficava na base de Pearl Harbor, no Havaí, está a caminho da costa coreana

EUA transferem radar antimíssil ao Pacífico para monitorar Coreia do Norte DANIEL BARKER/US NAVY/AFP PHOTO
Plataforma antimíssil norte-americana irá detectar a movimentação militar da Coreia do NorteFoto: DANIEL BARKER/US NAVY / AFP PHOTO
A crescente tensão na península coreana levou o exército dos Estados Unidos a transferir uma plataforma naval que abriga um sistema antimíssil para o Oceano Pacífico. O anúncio oficial do Pentágono, realizado no dia 2 de abril, afirma que essa plataforma já está a caminho da costa coreana para monitorar a movimentação da base militar de Pyongyang, na Coreia do Norte.
A Sea-Based X-Band Radar (SBX-1), parecida com um enorme balão montado em cima de uma plataforma de petróleo, é uma base flutuante que detecta mísseis de longo alcance e envia dados a um controle que pode disparar um míssil interceptador para derrubar o do inimigo. Até o momento, a plataforma estava na base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí.
A atitude é uma resposta às constantes ameaças ao território norte-americano, como a realizada nesta quinta-feira pela Coreia do Norte, que afirmou que atacaria os Estados Unidos utilizando "meios nucleares modernos, leves e diversos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário